Publicado em: 25 de novembro de 2022 17h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2022 17h11min
Entre os dias 11 e 16 de novembro de 2022, o professor David Augusto Reynalte Tataje, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS – Cerro Largo), esteve no Uruguai realizando trabalhos de campo com professores e alunos de pós-graduação da Universidade La Republica. Na ocasião, os professores uruguaios que participaram da atividade foram os doutores Ivan Gonzalez Bergonzoni, Laura Rodriguez Graia e Danilo Calliari, que são importantes pesquisadores de organismos aquáticos do país vizinho.
Os estudos tiveram como foco fazer o levantamento de estágios iniciais de peixes no rio Queguay (Paysandu, Uruguai) que faz parte do trecho inferior do rio Uruguai. A parceria faz parte dos estudos do projeto “Ecologia de peixes do rio Uruguai”, que é coordenado pelo professor David, e do projeto “Dinámica trófica de los ensambles de larvas de peces en la cuenca del río Uruguay bajo: río Queguay como modelo”, coordenado pelo professor Ivan. O trabalho de campo realizado mostrou de forma clara que a reprodução dos peixes do rio Queguay está atrasada, provavelmente, devido à influência do fenômeno La Niña, que tem como efeitos regionais a redução no volume de chuva e da temperatura.
Além dos trabalhos de campo, a viagem do professor David também teve como objetivo estreitar as parcerias, reunindo-se para tratar de pesquisas de interesse mútuo entre os pesquisadores, assim como as possibilidades de parcerias colaborativas de trabalho em atividades/eventos que possam gerar um acordo de colaboração técnica entre os programas de pós-graduação de ambas instituições que permita aos alunos um ensino e uma pesquisa mais qualificada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo