Publicado em: 08 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 08 de maio de 2015 09h05min
Foi realizada, nesta quarta (06) e quinta-feira (07), a I Carijada Internacional e Intercultural de Fronteira no CTG Corredor Missioneiro, em Porto Xavier, cerca de 60 quilômetros de Cerro Largo. A atividade teve o acompanhamento e a orientação do mestre carijeiro, Emílio Corrêa dos Santos, descendente dos indígenas Guarani.
A I Carijada Internacional, organizada pelo Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF/MEC/UFFS), produziu cerca de 100 quilos de erva-mate, que foi distribuída entre os parceiros e apoiadores do evento, além de ser sorvida pelos participantes, em um momento de integração, já que a atividade reuniu autoridades do Brasil e da Argentina para acompanhar o processo de produção artesanal da erva-mate. Para a coordenadora do PEIF, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Bedati Finokiet, o processo artesanal é bastante trabalhoso, pois vai desde a colheita da planta, passando pelo sapeco, montagem dos feixes, a secagem – que pode levar de 12 a 24 horas – o cancheamento e, finalmente, a trituração, que “é um momento mágico quando se observa essa transformação das folhas em erva-mate, no pilão”, encanta-se Bedati.
A Carijada, além de resgatar uma tradicional cultura dos indígenas guaranis que foi absorvida pelos portugueses e espanhóis que chegaram nessa região no século XVI, foi o primeiro encontro entre as cidades-gêmeas: Porto Xavier e San Javier, localizada na província de Misiones, na Argentina. Essas cidades fazem divisa entre um país e outro, separados apenas pelo rio Uruguai, e pretendem, a partir desse ano, realizar o Cruce, que é o intercâmbio entre escolas dos dois municípios: a escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz, o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier e a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Corrêa, de Porto Xavier com a Escuela 109, de San Javier.
O evento contou com uma delegação de seis professoras da escola de San Javier, além da presença da representante do Instituto de Políticas Linguísticas (IPL) Violeta Rocío Flores. O instituto é vinculado ao Ministério da Cultura, Educação, Ciência e Tecnologia da província de Misiones, na Argentina.
Para a diretora da Escuela 109, Marcela Fabiana Cáceres, a I Carijada Internacional foi um momento marcante para os dois países. “Estávamos com muitas expectativas de conhecer o trabalho (dos brasileiros) e estamos muito contentes por estar aqui representando uma instituição educativa em outro país. Espero que seja o primeiro de muitos encontros de integração cultural e de línguas das escolas de fronteira”, afirma. Para Bedati, a Carijada mostra que há muitas semelhanças na cultura entre os países irmãos. "Nesse momento, podemos ver o que temos em comum. Através do PEIF, estamos promovendo conhecimento, integração e interculturalidade, para além das fronteiras físicas”, explica a professora.
O evento contou com a parceria e apoio da Administração Pública Municipal de Porto Xavier, do CTG Corredor Missioneiro, das Escolas estaduais Carlos Bratz, João Manuel Corrêa e o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, escolas da rede Municipal de Ensino, da rádio Amizade, rádio Navegantes e do curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo.
Como resultado dessa primeira edição, ficou acertado que a II Carijada Internacional e Intercultural de Fronteira, acontecerá na Argentina, na cidade de San Javier, em Misiones.
Entendendo o PEIF
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2005, o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) cria possibilidades de estabelecer um modelo de ensino comum em escolas de zona de fronteira e promover a integração regional por meio da educação intercultural. Em Porto Xavier, além da escola Carlos Bratz, outras duas escolas estaduais de Ensino Médio aderiram ao projeto: o Instituto São Francisco Xavier e a Escola Coronel Antônio Fioravante; e uma escola estadual de Ensino Fundamental, a João Manoel Corrêa.
Elas participam de encontros de formação e acompanhamento pedagógico com os professores formadores do Programa, uma supervisora e dois tutores, que são acadêmicos da UFFS – Campus Cerro Largo. A equipe trabalha desde novembro de 2013, quando iniciou o processo de sensibilização com os professores da Educação Básica dentro dos eixos que norteiam o PEIF.
A partir desse primeiro encontro de integração e diálogo entre as instituições de ensino de San Javier e Porto Xavier, ocorrido durante os dois dias da Carijada, foram agendadas reuniões técnicas e de planejamento conjunto para viabilizar e iniciar o Cruce, que é o intercâmbio entre as escolas das cidades-gêmeas.
Segundo documento apresentado pelo MEC sobre o PEIF, são as cidades que contam com uma parceria no outro país, propiciando as condições ideais para o intercâmbio e a cooperação interfronteiriça.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo